No período de 22 a 24 de outubro de 2014, o TRT da 7ª Região (Ceará) foi palco do 7º Encontro Nacional de Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra). O evento, que reuniu cerca de 150 profissionais de centros de memória e museus de todas as regiões do Brasil, debateu os rumos da preservação e gestão documental na Justiça do Trabalho.
Na tarde da quarta-feira (22), em reunião com os inscritos no evento, foi escolhida e homologada a nova diretoria do Memojutra – biênio 2015-16. A desembargadora do TRT15, Tereza Asta Gemignani, foi eleita presidente. À noite, no auditório do Pleno do Regional cearense, aconteceu a abertura oficial do Encontro, momento em que a desembargadora do TRT6, Eneida Melo de Correia Araújo, proferiu palestra com ênfase no papel decisivo de magistrados e de servidores na preservação da memória da Justiça Trabalhista.
Segundo o desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, presidente do TRT/CE, “é inegável o dever do poder público de atuar na gestão documental e na proteção a documentos e arquivos”. Para o magistrado, a preservação do acervo material e imaterial que retrata a trajetória histórica da Justiça do Trabalho é um direito fundamental dos cidadãos e dever da administração pública
A programação prosseguiu nos dias 23 e 24 com palestras, painéis, oficinas e compartilhamento de boas práticas. A 7ª edição do Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho terminou com a posse da nova diretoria, a escolha do TRT do Mato Grosso do Sul como anfitrião do próximo Encontro Nacional do Memojutra/2016 e a aprovação da Carta de Fortaleza – documento a ser divulgado posteriormente.
0 Comentários