15ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS: “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.”
7 Mai 2017 | Comentários fechados em 15ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS: “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.”EVENTO: 15ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
TEMA: “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.”
Dados Gerais:
-
CONFERÊNCIA SOBRE DIREITO TRABALHISTA E CIDADANIA – Desembargador SERGIO TEIXEIRA TORRES
Debatedor: Ronaldo Bastos – Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco.
-
Atração cultural – Escritor EUGÊNIO PACELLI
-
PALESTRA – O MPT e o combate às piores formas de trabalho infantil “– Dra. JAILDA PINTO – Procuradora Titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes em Pernambuco- COORDINFÂNCIA– MPT-PE, dia 19/05/2017 às 14:30h.
-
EXPOSIÇÃO – “Museus e Histórias Controversas” à luz dos Cordéis – Com Maria Alice Amorim.
-
ATRAÇÃO CULTURAL – ALAN SALES (REPENTISTA) & ALICE AMORIM –Produtora Cultural, Pesquisadora sobre Cordéis – Roda de Conversas sobre a narrativa dos Cordéis como expressão cultural.
Local: MEMORIAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO
Período: DATA: 15/05/2017 a 19/05/2017
Organização: Marcília Gama – NGDM/ Setor de Comunicação
Objetivo Geral:
Promover uma ampla leitura por meio de várias atividades sobre o tema:
“Museus e Histórias Controversas”.
Para realizar a 15ª Semana de Museus, o Memorial da Justiça do Trabalho, preparou a seguinte programação: Exposição de Dissídios Coletivos de categorias diversas associadas ao tema; Exposição Permanente fotográfica e de objetos que falam da história do TRT6, com ênfase nos Cordéis como expressão popular, tendo por objetivo trazer à tona narrativas simbólicas sobre a luta do trabalhador e os flagrantes das várias Histórias controversas ligadas ao universo trabalhista em Pernambuco, com vistas promover o entendimento do relevante papel da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco na mediação dos conflitos e efetivação da cidadania do povo pernambucano. A programação contará ainda com Roda de Diálogo sobre Direito do Trabalho e Cidadania, apresentando os vários flagrantes da negação dessa conquista do cidadão.
Objetivos Específicos do Evento:
-
Participação do Memorial da Justiça do Trabalho na 15ª Semana Nacional de Museus;
-
Discutir a importância das múltiplas histórias presentes nos autos como flagrantes da efetivação da cidadania por meio da Justiça do Trabalho;
-
Conhecer os processos das categorias sindicais como parte integrante da Justiça Trabalhista na realização da justiça social;
-
Registrar a importância da preservação da Memória do Trabalho como registro dos flagrantes das múltiplas histórias controversas.
-
Dialogar sobre as diversas experiências Museais;
-
Disponibilizar ao público uma exposição criativa, contendo parte da Memória documental do TRT6;
-
Destacar a importância do Memorial da Justiça do Trabalho para a divulgação dos ritos processuais trabalhistas em Pernambuco.
-
Dialogar com representantes do Direito Trabalhista de Pernambuco, que conversarão sobre: “Direitos Trabalhistas: Que história é essa?”
-
EXPOSIÇÃO DE CORDÉIS SOBRE A LUTA DO TRABALHADOR E A RELAÇÃO COM A CULTURA!
Momento 1
-
Abertura – 17/05/2017 – quarta-feira às 14:30h – Conferência com o Desembargador SERGIO TORRES TEIXEIRA
Debatedor: Ronaldo Bastos – Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco.
Atração Cultural: Escritor EUGÊNIO PACELLI.
Momento 2 –19/05/2016– sexta-feira às 14:30h Roda de Conversas com a Dra. Dra. JAILDA PINTO Procuradora Titular do COORDINFÂNCIA – MPT-PE
Momento 3 – 19/05/2016 – Sexta – feira 16h – Roda de Diálogos com a Produtora Cultural – ALICE AMORIM – que vai falar dos Cordéis como literatura popular, destacando o alcance da narrativa dos cordéis como instrumento político junto a sociedade.
Performance Cultural : com o repentista e compositor ALAN SALES
DADOS GERAIS DA EXPOSIÇÃO – A Exposição Iconográfica intitulada: “Museus e História Controversas” será composta de 06 expositores, com duas faces 140×140, sendo dividida nas seguintes: Fotografias sobre o mundo do laboral e nas vitrines os Autos Processuais que fazem alusão a memória e a suas Histórias Controversas da classe trabalhadora em Pernambuco.
Marcília Gama da Silva – Núcleo de Gestão Documental e Memória Recife, 04 de abril de 2017.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.